Um homem de 34 anos, que se identificou como auxiliar geral, foi preso em flagrante pela Polícia Militar na tarde de sábado (30), em Birigui (SP), ao ser flagrado com 2 quilos de maconha. Segundo a polícia, ele alegou que a droga seria para consumo próprio.
O flagrante foi feito por equipe da Rocam (Ronda Ostensiva com Auxílio de Motocicletas), que durante patrulhamento viu o investigado conduzindo uma moto no cruzamento da rua dos Cravos com a das Tulipas, no bairro Cidade Jardim.
Segundo a polícia, ele apresentava um volume estranho na linha de cintura, recebeu ordem de parada, mas desrespeitou. Houve o acompanhamento, tendo o investigado fugido em alta velocidade.
Após percorrer cerca de três quarteirões, ele acabou batendo em outra moto, no cruzamento da avenida das Rosas com a rua Augusto Moroso, quando desrespeitou sinalização de parada obrigatória. Com o impacto, o acusado e o outro motociclista atingido tiveram ferimentos.
Maconha
Além disso, os policiais perceberam que ao bater com a moto, o investigado deixou cair um tijolo de maconha que trazia na cintura. Ele foi abordado, revistado e foi encontrado outro tijolo da droga e um celular com ele.
Ainda de acordo com a polícia, o investigado é conhecido por tráfico de drogas e teria três condenações anteriores pela prática do crime. Porém, ao ser questionado sobre o entorpecente, alegou que seria usuário e que a maconha seria para uso pessoal.
Equipe de resgate encaminhou o acusado e também o outro motociclista ferido para o pronto-socorro municipal, para atendimento médico. No caso dele, foi constatado um corte na perna e uma luxação no pé esquerdo. Como permaneceria em atendimento, ele ficou sob escolta policial.
Usuário
Ao ser ouvido pelo delegado, o investigado negou o tráfico de drogas e disse ser usuário de maconha desde os 12 anos. Falou ainda que fuma cerca de 250 gramas da droga por semana e tem o hábito de comprar grandes quantidades para não ter que ficar indo direto atrás de drogas.
Ele alegou que havia comprado os dois tijolos de maconha por R$ 2.000,00 e teria sido surpreendido pela polícia logo após sair do local onde havia feito a compra, sem querer informar onde seria. Por fim, disse que se assustou ao ver os policiais, por isso fugiu.
Preso
Apesar da versão apresentada, o delegado Eduardo Lima de Paula, que presidiu a ocorrência decidiu pela prisão em flagrante. Ele levou em consideração que se realmente o investigado fizesse uso de 250 gramas de maconha por semana, a droga apreendida com ele seria consumida em 2 meses.
Segundo a polícia, normalmente os usuários costumam comprar somente o que irão usar no momento ou durante alguns dias. Após ser ouvido o acusado permaneceu à disposição da Justiça e teve a moto apreendida, por estar sendo utilizada para o tráfico de drogas. Ele ainda deve ser indiciado por praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor e por trafegar em velocidade incompatível.
Agência Trio Notícias