Vai até esta quinta-feira (31), o prazo para apresentação de propostas na licitação do governo do Estado para contratar empresa para a construção do Hospital Estadual de Birigui (SP). O início da sessão eletrônica para conhecimento das propostas está previsto para as 10h.
O novo edital de licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado de 27 de junho, com valor estimado de aproximadamente R$ 330 mil para a construção.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informa que o início das obras acontecerá após a conclusão da licitação e que o prazo para a execução do projeto é de 18 meses. “A Secretaria de Estado da Saúde reforça seu compromisso com a ampliação da rede estadual de saúde e a melhoria da infraestrutura hospitalar no interior do Estado” , informa em nota.
Revogada
A licitação para a construção do Hospital Alto Noroeste foi anunciada pessoalmente pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante visita a Birigui em dezembro de 2024.
Em visita a Penápolis em 13 de abril, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, chegou a informar que a construção tinha início previsto para junho, com a possibilidade de inauguração até o final de dezembro de 2026.
Entretanto, dias depois o governo do Estado revogou a licitação e informou que um novo edital seria publicado após a conclusão de ajustes técnicos no projeto.
Expectativa
A construção do hospital em Birigui deverá desafogar a Santa Casa de Araçatuba, que é o único hospital de alta complexidade na área do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba, que corresponde a 40 municípios e população estimada em 800 mil pessoas.
O complexo, de sete andares e 274 leitos, será referência em atendimento de média e alta complexidade para a região. Ele será construído em área próxima do entroncamento da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461) com a Marechal Rondon (SP-300).
Dinheiro
A obra será custeada com recursos provenientes do leilão dos serviços lotéricos estaduais, realizado em novembro de 2024 na sede da Bolsa de Valores (B3).
O leilão, que arrecadou R$ 600 milhões em outorga fixa, também irá financiar a construção do Hospital Regional de Itapetininga, segundo o governo do Estado. Esse hospital começou a ser construído em março, de acordo com o que foi divulgado.