A CPFL Paulista divulgou nota nesta segunda-feira (25), informando que iniciou uma operação para fiscalizar e organizar cabos de telecomunicação em Birigui, para evitar transtornos para os moradores e reduzir riscos, como acidentes com fios soltos ou caídos, e prevenir danos à rede elétrica.
O trabalho acontece na região central, por etapas, entre as ruas Santa Tereza, Noroeste, Saudades e a avenida Euclides Miragaia. A CPFL Paulista conduz o processo de reorganização da fiação em parceria com as empresas de telecomunicação.
Segundo Marcus Vinicius Graciano, consultor de relacionamento da CPFL Paulista, o trabalho reforça o compromisso da empresa com a segurança: "Nossa atuação vai além da fiscalização. Estamos trabalhando ativamente para criar um ambiente seguro e organizado para todos" , afirma.
Lei
A legislação brasileira prevê que as distribuidoras de energia são responsáveis por monitorar o uso adequado dos postes pelas operadoras de telecomunicações e notificá-las em caso de irregularidades.
Mesmo sem notificações, as operadoras têm a obrigatoriedade de manter seus cabos organizados e dentro dos padrões técnicos. Além das ações de fiscalização, a CPFL Paulista informa que mantém um serviço emergencial para atender casos críticos reportados pela população.
Números
Segundo a empresa, de janeiro a junho, foi removida 1,8 tonelada de cabos irregulares em Birigui e emitidas 1,5 mil notificações a operadoras que descumprem as regras de compartilhamento da rede na cidade.
A distribuidora afirma que mantém uma atuação contínua na fiscalização da infraestrutura aérea e pode intervir diretamente sempre que há risco à população ou à rede elétrica.
“Sempre que alguém identificar cabos rompidos ou caídos no chão, pode acionar nosso serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Equipes serão enviadas prontamente para eliminar o risco” , orienta Graciano.
Norma
Os cabos de energia elétrica, sob responsabilidade da CPFL Paulista, seguem a norma NBR 15214/2005. Eles são instalados acima do cabeamento de telecomunicações e nunca devem estar enrolados ou pendurados nos postes.
Ao identificar cabos rompidos ou caídos no chão, os clientes devem entrar em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita, para que seja feita a correção em caráter emergencial.
Nesses casos, além do reparo, é feita a notificação para as empresas de telecomunicação para que regularizem seus ativos, conforme determina a Resolução Conjunta 004/2014 – ANEEL/ANATEL e a Resolução Normativa Aneel nº 1.044/2022.