A Polícia Civil de Birigui (SP) identificou e prendeu um homem de 47 anos, acusado de ser o autor do assassinato de Robson Cristiano Batista Costa, 36 anos, crime ocorrido na noite de 16 de agosto.
O inquérito que investiga o caso foi instaurado pelo 1º Distrito Policial e o mandado de prisão temporária foi cumprido nesta quinta-feira (28), por equipe chefiada pelo delegado Ícaro Oliveira Borges. O acusado confessou o crime e alegou legítima defesa.
Naquela noite, vítima foi encontrada pouco depois das 23h, em um campo aberto na rua Shiguero Sakai, local onde havia sofás velhos e que seria frequentado por pessoas em situação de rua.
Costa foi atendido por equipe de resgate ainda consciente, apesar de apresentar uma perfuração no tórax, próxima ao peito, e um corte no abdômen. Ele foi levado para o pronto-socorro municipal para atendimento médico, mas no início da manhã seguinte a polícia foi comunicada que o paciente não havia resistido aos ferimentos.
Investigação
Um inquérito foi instaurado e, durante as diligências e ouvindo depoimentos, a polícia identificou o autor do crime, que teria sido motivado por um desentendimento anterior entre as partes, envolvendo o empréstimo de uma cavadeira.
Com base em relatório da investigação, o delegado representou pelo mandado de prisão temporária e por um mandado de busca e apreensão para o endereço do investigado.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Birigui e cumpridas durante as diligências nesta quinta-feira. O acusado foi detido pelos policiais quando chegava em um bar e teve o celular apreendido para ser encaminhado para perícia.
Confessou
Ao prestar declarações na delegacia, ele confessou ter sido o autor dos golpes de faca contra Costa, porém, alegou legítima defesa. O acusado alegou em depoimento que naquele mesmo dia teria sido agredido e ameaçado pela vítima.
O acusado disse ainda que ao se encontrarem novamente, horas mais tarde, Costa teria se aproximado armado com uma faca e tentado atacá-lo. Para se defender, ele teria entrado em luta corporal e empurrado a mão da vítima, fazendo com que a faca ferisse o abdômen dela.
Preso
Após ser ouvido e formalizado o cumprimento do mandado de prisão, o acusado permaneceu à disposição da Justiça e deverá ser apresentado em audiência de custódia, antes de ser encaminhado ao sistema prisional.
O inquérito que investiga o homicídio segue em andamento e a polícia aguarda a emissão dos laudos da perícia e do exame necroscópico no corpo da vítima.
Agência Trio Notícias