Um jovem de 25 anos foi preso no início da madrugada deste domingo (21), em Birigui (SP), por porte ilegal de arma de fogo, ao ser flagrado por policiais militares com um revólver calibre 38. Ele teria apontado a arma para a equipe durante tentativa de abordagem e foi baleado no braço. Devido ao ferimento, o acusado passaria por cirurgia.
De acordo com o que foi apurado pela reportagem, o flagrante foi feito por equipe da equipe da Rocam (Ronda Ostensiva com Auxílio de Motocicletas), que fazia patrulhamento pela no bairro Tereza Barbieri. Quando passavam pela rua Alderico Rosabone, os policiais reconheceram o investigado, conduzindo um GM Classic preto.
Segundo a polícia, havia denúncias de que ele estaria comercializando drogas e estaria andando com um revólver. Diante disso, foi dada ordem de parada, que foi desrespeitada. Teve início o acompanhamento e o jovem teria inclusive jogado o carro na direção das motos dos policiais, na tentativa de evitar a abordagem.
Tiro
No cruzamento da avenida João Cernack com a rua das Tulipas, no bairro Cidade Jardim, um dos policiais emparelhou a moto com o Corsa e o investigado teria apontado a arma para ele, que revidou com dois disparos.
O acusado foi atingido no braço esquerdo, detido em seguida e atendido por equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, que o levou para o pronto-socorro municipal. O local foi preservado para a perícia, que foi acompanhada por equipe de plantão da Polícia Civil.
Revólver
Durante os trabalhos foi recolhido um revólver calibre 38 que estava dentro do carro do acusado. A equipe de investigação também esteve no pronto-socorro e conseguiu falar com o investigado, que teve que ser transferido para a Santa Casa de Araçatuba, onde seria submetido a cirurgia.
O delegado que presidiu o flagrante decidiu pela manutenção da prisão por porte ilegal de arma de fogo e arbitrou fiança no valor de R$ 2.000,00. O dinheiro foi pago pelo pai dele e o alvará de soltura foi expedido.
Investigação
O policial militar que fez o disparo se apresentou na Companhia da Polícia Militar de Birigui, prestou declarações ao oficial do Setor de Justiça e Disciplina da corporação e entregou a arma utilizada para fazer o disparo.
Ele também foi ouvido na delegacia e liberado em seguida, pois o delegado entendeu que ele agiu para se defender. O revólver apreendido foi encaminhado para perícia e o carro do investigado também foi recolhido pela Polícia Militar e levado para o pátio de um guincho.