Equipes da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) detiveram, na tarde deste domingo (04), três jovens apontados com participação no assalto a uma pizzaria ocorrido na noite da última sexta-feira (02), em Birigui. O crime teria sido praticado por quatro assaltantes.
Durante a ação policial, foram apreendidas duas armas de pressão do tipo airsoft, semelhantes às utilizadas no roubo, além de uma motocicleta Honda CG azul e uma motoneta Honda Biz roxa, veículos com as mesmas características dos usados pelos criminosos. Apesar disso, todos os detidos negaram participação no assalto e acabaram sendo liberados após serem ouvidos.
O roubo aconteceu por volta das 21h e chamou a atenção pela ousadia dos autores, que chegaram ao local em uma Honda CG azul e uma Honda Biz roxa. Imagens de câmeras de monitoramento mostram que dois suspeitos permaneceram do lado de fora, enquanto os outros dois entraram no estabelecimento armados, rendendo as vítimas e ordenando que se deitassem.
Segundo informações repassadas à polícia, os assaltantes conseguiram levar duas alianças de ouro, uma pertencente ao proprietário da pizzaria e outra de um cliente, além de uma pulseira de prata e cobre.
Abordagem e apreensões
Os suspeitos foram identificados após a Rocam ter acesso às imagens do crime. Por volta das 12h30 deste domingo, durante patrulhamento pelo bairro Moimaz, os policiais avistaram uma moto CG azul semelhante à utilizada no assalto, ocupada por dois jovens.
A abordagem ocorreu no cruzamento das ruas Euclides de Almeida com Alfredo Fiorotto. A motocicleta era conduzida por um entregador que completou 18 anos recentemente. No momento da abordagem, ele estava sozinho, mas o garupa — também de 18 anos — foi posteriormente identificado e localizado na residência do primeiro suspeito.
Mesmo negando envolvimento no crime, o condutor da moto informou que em sua casa haveria duas armas de pressão, levando os policiais até o imóvel, no bairro Candeias. As armas não estavam no local indicado, porém o outro suspeito afirmou que elas haviam sido levadas para a casa de um terceiro investigado, de 23 anos, morador da mesma rua.
Na residência deste terceiro jovem, os policiais localizaram duas pistolas de pressão, escondidas debaixo da cama. Segundo a Rocam, as armas são muito semelhantes às usadas no roubo da pizzaria.
Motoneta e outros objetos
Em continuidade às diligências, os policiais foram até a casa de um quarto suspeito, de 18 anos, que não foi localizado. No imóvel, no bairro Quemil, a equipe encontrou uma Honda Biz roxa, além de um capacete preto, uma jaqueta preta com faixa laranja nas costas e o carregador de uma das pistolas, itens compatíveis com os utilizados no crime.
Investigação segue
Todos os três jovens detidos foram levados à delegacia, onde pegaram participação no assalto, apesar de admitirem conhecimento sobre a existência das armas. O delegado responsável decidiu pela liberação dos suspeitos, por não haver flagrante, e também considerou o fato de que o proprietário da pizzaria informou não ter condições de reconhecer os autores, que usavam capacetes.
Mesmo assim, foi determinada a apreensão da motocicleta, da motoneta e dos demais objetos, que serão encaminhados para perícia. As imagens de câmeras de monitoramento também serão analisadas e utilizadas no inquérito policial, que segue em andamento para tentar identificar os autores do crime.
Da redação Diego Alves