O Campeonato Mundial de Kart foi mais uma vítima do coronavírus. Nesta quarta-feira (15), os organizadores anunciaram o adiamento do campeonato, que aconteceria no Kartódromo Speed Park, em Birigui, para 2021.
O evento, contemplando as categorias OK e OK Júnior, aconteceria nos dias 29 de outubro e 1º de novembro. O pedido de adiamento partiu da empresa RGMMC, promotora dos Campeonatos Mundial e Europeu de Kart. Depois, foi balizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo [CBA], pela Federação Paulista de Automobilismo, assim como o Speed Park, palco do evento.
Felipe Massa, presidente d, lamentou o fato, mas priorizou a segurança. “Estávamos todos ansiosos para que o Campeonato Mundial de Kart da FIA fosse realizado no Brasil este ano”, disse.
“Mas essas circunstâncias difíceis significam que é necessário adiar Birigui para o próximo ano. Devemos agir no melhor interesse dos concorrentes e nos adaptar. É nossa intenção absoluta trazê-lo de volta ao calendário em 2021 e eu mal posso esperar”, concluiu.
Em um comunicado, a FIA Karting deixou claro que o Campeonato Mundial de 2020 acontece na Europa. Entretanto, garantiu que o Kartódromo de Birigui é sede do campeonato no próximo ano.
“À luz das preocupações mundiais de saúde com relação ao covid-19, o organizador do Campeonato Mundial de Karting da FIA deste ano – programado para ocorrer no Brasil de 29 de outubro a 1 de novembro -, fez uma proposta ao FIA Karting para sediar o evento no circuito de Birigui, em São Paulo, em 2021. Isso é do melhor interesse das equipes e pilotos, muitos dos quais com sede na Europa”, diz o comunicado.
“O CIK-FIA é totalmente grato pelas circunstâncias que deram origem a esta solicitação e pela consideração demonstrada aos competidores. Ele está iniciando discussões com um local alternativo na Europa para sediar a edição de 2020, com a intenção de trabalhar com o organizador brasileiro para ver Birigui de volta ao calendário em 2021”, concluiu.