A Prefeitura de Birigui (SP) vai liberar o funcionamento de supermercados e serviços considerados essenciais em horário definido pelos próprios estabelecimentos. As novas regras sobre funcionamento de serviços durante a pandemia de covid-19 estarão no decreto municipal 6.693, que será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (15).
Além de supermercados e similares, são considerados serviços essenciais farmácias, padarias, estabelecimentos comerciais de produtos agropecuários, materiais de construção, cosméticos, limpeza, óticas, lavanderia, peças para veículos e prestadores de serviços de conserto ou manutenção de aparelhos eletrônicos, informática, oficinas mecânicas e elétricas de veículos, entre outros.
Os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar devem seguir os protocolos sanitários da OMS (Organização Mundial de Saúde) e órgãos de saúde, destacando o uso de máscara por todos os colaboradores e clientes, disponibilidade de álcool gel e medidas para garantir o distanciamento entre as pessoas de, pelo menos, 1,5 metro.
De acordo com a Prefeitura, a decisão de fechar o comércio e os supermercados (por dois domingos) deu resultado. “Antes, a UTI-Covid da Santa Casa de Birigui estava com 100% de ocupação. Nesta terça-feira (14), o hospital informou que há quatro vagas na UTI para tratamento da doença”, informou.
Suspensos
Como Birigui continua na faixa vermelha, assim como toda a região de Araçatuba, está suspenso o funcionamento de academias, salões de beleza e serviços similares, o consumo de alimentos e bebidas em bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e supermercados, entre outros. Tais estabelecimentos devem utilizar o serviço de delivery e drive thru .
O novo decreto mantém proibidas as aglomerações em qualquer ponto da cidade após as 19h.
Transporte
O Terminal Rodoviário de Birigui segue fechado e o serviço de transporte circular coletivo, suspenso. Ônibus de empresas como Reunidas, Guerino e Itamarati não podem entrar na cidade.
A data da reabertura do terminal e o retorno do serviço de transporte coletivo serão informados nos próximos dias, adiantou a administração.
Por enquanto, estão liberados apenas ônibus que transportam trabalhadores das indústrias, pacientes para tratamento de saúde e segurança pública. Em todos os casos, é exigido o uso de máscaras de proteção pelos ocupantes.
Antes
Decreto anterior proibia abertura de supermercados e similares aos domingos e após as 19h, de segunda a sábado.
Os demais comércios e prestadores de serviços essenciais só podiam abrir das 10h às 14h para atendimento ao público. O restante do expediente poderia ser feito, porém de portas fechadas para o consumidor.
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba