Birigui (SP) chegou nesta segunda-feira (3) a 40 mortes confirmadas pela covid-19 e mais dois óbitos em investigação.
A morte confirmada pela doença, segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica, é um homem de 81 anos, com comorbidades. Não há detalhes sobre a data da morte e o tratamento dado a esse paciente.
No entanto, conforme apuração da reportagem, é o segundo caso de morte entre profissionais da área da saúde no município. A vítima é o técnico em raio X Francisco Umbelino Petean, conhecido como Bilim.
A Santa Casa e o Hospital Unimed de Birigui, inclusive, emitiram notas de pesar pela perda do profissional.
"Nos despedimos do excelente profissional que sempre fez o seu melhor para ajudar a quem precisava. Mais do que um excelente profissional, um amigo querido por todos com quem convivia e que sem dúvidas deixará lindas e preciosas lembranças”, disse a Santa Casa na publicação.
“Bilim foi um grande guerreiro contra a covid-19 e sua luta nunca será esquecida por nós. Ficamos com as boas lembranças e histórias de uma pessoa amável que se dedicou tantos anos ao próximo”, escreveu o hospital particular.
Nenhum dos dois hospitais, no entanto, informou se Bilim estava trabalhando quando ficou doente e se estava internado quando faleceu.
Profissionais
Até o momento, Birigui tem 182 profissionais da área da saúde contaminados pelo novo coronavírus e outros 145 aguardando resultado de exame.
Além de Bilim, a covid-19 foi a causa da morte do enfermeiro Marcos Luiz Lopes da Silva, 37 anos, ocorrida no dia 17 de julho.
Silva era enfermeiro desde 2013, e trabalhava na Santa Casa de Birigui desde janeiro de 2016. Ele estava internado no hospital da Unimed, onde também trabalhava.
Casos
Birigui tem 1.064 casos confirmados da covid-19, sendo 633 pacientes já recuperados da doença. Outros 263 moradores tiveram material coletado e aguardam resultado de exame do instituto Adolfo Lutz.
Há ainda 1.670 pessoas com sintomas de gripe que estão em investigação pela Vigilância. Esses casos são classificados como síndrome gripal, com indicação apenas de tratamento domiciliar em isolamento.
A Secretaria de Saúde aguarda resultado de exames de mais duas mortes. As vítimas são dois homens, de 63 e 64 anos de idade, e com comorbidades. A data e o local da morte não foram divulgados.
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba