O feriado do Natal e a quebra de veículos utilizados na limpeza pública da cidade de Birigui (SP) acabaram prejudicando o serviço de coleta de lixo durante esta semana, segundo informou a Prefeitura.
Alguns bairros, em diferentes regiões da cidade, ficaram vários dias com sacolas amontoadas nas ruas, conforme reclamações feitas por moradores ao Hojemais Araçatuba.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos de Birigui, Rafael Polizel, os servidores da limpeza também têm o direito de passar a véspera e o dia de Natal com os familiares, por isso, nesses dois dias, o serviço foi suspenso, o que acabou sobrecarregando a coleta nos dias seguintes.
“Somado a isso, tivemos quebra de caminhão. Os dias seguintes foram sábado e domingo. Eu não consigo arrumar veículo em sábado e domingo, não tenho onde comprar peças”, explicou.
O serviço foi reiniciado na segunda-feira (28), com apenas um caminhão. No final da tarde, quatro veículos estavam em operação. O número total da frota utilizada na coleta não foi informado. “Hoje, quarta-feira, dia 30, a coleta já está normalizada”, afirmou Polizel.
Ponto facultativo
A expectativa é que o problema não se repita nos próximos dias, quando também acontece pausa no serviço devido às comemorações do Ano-Novo.
Nesta quinta-feira (31) é ponto facultativo na Prefeitura, por isso não haverá coleta de lixo. O serviço deverá ser retomado apenas no sábado, na área central da cidade, e no domingo, quando as operações voltam ao normal, assim como ocorreu no Natal.
Aluguel
Em dezembro de 2018, a Prefeitura de Birigui anunciou o aumento da frota de veículos para coleta de lixo. O município tinha quatro caminhões próprios e alugou, via licitação, mais três veículos zero-quilômetro.
O contrato era por um ano, com valor mensal de R$ 11.900,00 por caminhão. Reparos mecânicos, troca de pneus ou qualquer problema nos veículos eram responsabilidade da empresa proprietária, a Verde Transportes.
Na época, por semana, eram recolhidas cerca de 900 toneladas de lixo no município, trabalho feito por 35 servidores, e ocorriam atrasos constantes pelo volume de serviço.
Não há informação se o contrato foi renovado ou finalizado.
Aline Galcino - Hojemais Araçatuba