Moradores em Birigui (SP) realizaram na manhã deste domingo (14), um ato contra a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de anular as condenações do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), e contra o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
Utilizando vários carros e motos, o grupo seguiu em carreata pelas principais ruas da cidade e finalizou a manifestação na frente do quartel do tiro-de-guerra, com grande concentração de pessoas e foram executados hinos, entre eles, o da Bandeira.
O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis (PSL), do partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, hoje sem partido, fez uma live na página dele no Facebook, divulgando a carreata na avenida Euclides Miragaia.
Quando finalizava a publicação, ele comentou que tratava-se de uma manifestação em apoio a Bolsonaro e uma forma de protestar contra o STF. “Vamos lutar pelo nosso Brasil. Precisamos mudar e precisamos segurar a rédea do jeito que está”, declarou.
Ato
Esso mesmo tipo de manifestação estava previsto para ocorrer em outras cidades brasileiras neste domingo. A reportagem não conseguiu informações sobre quem organizou o ato em Birigui. Muitos dos participantes estavam com peças de roupas em verde e amarelo e com bandeiras do Brasil.
O Hojemais Araçatuba recebeu vários vídeos da carreata e também da concentração na praça em frente ao tiro de guerra, na rua Afonso Pena. Houve questionamento de leitores com relação à aglomeração e pelo fato de alguns participantes estarem sem máscara.
Também houve questionamento sobre o uso do tiro-de-guerra pelos manifestantes, o que seria anticonstitucional.
Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba